segunda-feira, 28 de setembro de 2020

A conspiração contra Portugal

"A Voz do Mar" em Sagres, The Plot Against America e outros ecos... Crónica no Y da última sexta-feira

Link: https://www.publico.pt/2020/09/26/culturaipsilon/cronica/conspiracao-portugal-1932312?fbclid=IwAR1PDKu9a_GbEwWTZrcxSw0ERme5R53JgYh4P-C9CS_3l7Bsmf12WDq_3n0

 

(Gente del Po, 1947 / Lo sguardo di Michelangelo, 2004; M. Antonioni)

quinta-feira, 24 de setembro de 2020


(I vitelloni, 1953, F. Fellini)

quarta-feira, 23 de setembro de 2020


(La pacifista - Smetti di piovere, 1970, Miklós Jancsó)

A presto, Federico

 
 
(La voce della luna, 1990, F. Fellini)

do alto daquelas colinas, o cinema português

 

(Os Verdes Anos, 1963, P. Rocha / O Fim do Mundo, 2019, Basil da Cunha)

domingo, 20 de setembro de 2020

terça-feira, 15 de setembro de 2020


 

(Giulietta degli spiriti, 1965, F. Fellini)

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

move up!



(LP The Anvil, 1982, Visage)



"Move up
To a different sound
To a higher ground
To a different key
With a melody
As the feeling grows
With the lights down low
When you hear the cry
Taste the alibi"

N'teri



(Reverse Thread, 2010, Regina Carter)


 

(L'anatra all'arancia, 1975, Luciano Salce)

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

and we try to be cool as we dance in a crowded room



 
(LP Secret Agent, 1984, Robin Gibb)

"She said, boys do fall in love, they make time
They get love on a Saturday night
And she said, hearts beat as they dance
In the street to a radio
Boys fall in love

Baby knows I like to be excited
No one wants to fight it
It's getting late so I'll just demonstrate
Don't cry now, don't cry now

And we try to be cool as we dance in a crowded room
At the end of the day, makin' love to a paper moon"

sexta-feira, 4 de setembro de 2020



(Sesimbra, Julho 2020)

  "Arte e vida misturavam-se, em Manoel de Oliveira?

No livro, tenho em epígrafe a resposta que ele deu à questão que uma jornalista brasileira uma vez lhe colocou. Disse-lhe: 'Você foi campeão de atletismo, de salto à vara, venceu inúmeras provas de automobilismo, foi piloto de automóveis; e depois faz filmes muito lentos'. Ao que ele respondeu: 'No automobilismo, o movimento é de vencer o tempo; no cinema, é o de reflectir sobre ele'. Por outro lado, ele em jovem vivia a vida de um Clark Gable, não precisava de filmar isso. Uma coisa é a vida, outra a arte. (...) os gregos pensavam o futuro como estando atrás das costas. Porquê atrás das costas? Porque só conseguimos ver o passado, o que já vimos. Não somos videntes para o futuro. Portanto, a nossa existência é assim: andamos de costas para o futuro, sempre a ver o passado. E na idade de Manoel de Oliveira há muito mais para trás do que à frente. E reparemos na velocidade a que as coisas passam [em 'Viagem ao Princípio do Mundo']: o carro da câmara vai numa velocidade, o outro carro vai na outra e parece que tudo passa mais rápido. Imaginamos, porque ainda não chegamos lá, que o passado seja assim à medida que nos vamos aproximando do limite do futuro. Ele faz depois um movimento de câmara absolutamente genial, onde aprofunda ou clarifica ainda mais este modo grego de ver. Na realidade, nós não andamos de costas. Andamos de frente mas à nossa frente só existe nevoeiro: vemos para trás, andamos para a frente e à frente há nevoeiro. O que ele faz é mudar a posição da câmara e passamos a ver o retrovisor a mostrar o que vemos atrás; à volta do retrovisor está tudo desfocado, é nevoeiro".


(Paulo José Miranda em entrevista à LER, no. 156, Inverno 2019-2020)



 

(La Strada, 1954 / Il Bidone, 1955; F. Fellini)


Tinha visto Il Bidone há muitos anos, o La Strada só há dias, mas logo os finais cristãos de ambos se me ligaram na cabeça (só depois reparei que foram feitos em anos seguidos).




(Zabriskie Point, 1970, M. Antonioni | Koibito-tachi wa nureta/Os Amantes Molhados, 1973, T. Kumashiro)

sweet little sixteen





(Rock In Rio Douro, 1992, GNR)



"E quem causa inveja
E fuma escondido da mãe
Vida tão chata
Onda tão curta
Moda tão fora, sai!
Que um raio a parta
E salta puxa pula rir até ao sol
(...)
A volta do quarto
Nuvem de cabelo em pé
Pintura de guerra
Multiplica por quatro
Vejo o teu retrato em pó
E o radio berra
Estou farto e farta e farto e farto de estar só"



(Karuizawa fujin/A Senhora de Karuizawa, 1982, M. Konuma | Belle de Jour, 1967, L. Buñuel)

ver ou mostrar




(Koibito-tachi wa nureta / Os Amantes Molhados, 1973, Tatsumi Kumashiro)


Contracampo: "O que é pior? Ver ou mostrar?"


 

(Vísceras de Anjo: Red Porno, 1981, Toshiharu Ikeda)


(A Senhora de Karuizawa, 1982, M. Konuma)

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

You wear a mask for so long you forget who you were beneath it



 
(Máscara, 2006, Expeão)



"Yeah...
Escolhe a tua máscara"

 (Porto, 16 de Agosto de 2020)

notes to self

O Que Arde (Olivier Laxe) **
Capone (J. Trank) **
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Vísceras de Anjo: Red Porno (1981, Toshiharu Ikeda) **
Jimunopedi ni Midareru/Gymnopédies Escaldantes (2016, Isao Yukisada) ***
Koibito-tachi wa nureta / Os Amantes Molhados (1973, Tatsumi Kumashiro) ***
La Strada (1954, F. Fellini) ****
La Ragazza con la Pistola (1968, M. Monicelli) **
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The Plot Against America (2020, David Simon e Ed Burns) [série] ****

 

 

No ípsilon da última sexta-feira, entrevistas com Lynn Hershman Leeson (ciclo de cinema na Feira do Livro do Porto a decorrer) e Issam Hajali, músico libanês a falar-nos directamente da sua loja de bijuteria em Beirute

 

Links:

https://www.publico.pt/2020/08/30/culturaipsilon/noticia/lynn-hershman-leeson-mantem-sorriso-maquinas-1929284

https://www.publico.pt/2020/08/28/culturaipsilon/entrevista/issam-hajali-libanes-leste-paraiso-1900690