terça-feira, 26 de agosto de 2025

La Sigo Amando


(LP Piensa En Mi, Junior & Jorge, República Dominicana, 1997)

Volver, Volver (Tenerife)


(LP El Rey, Pedro Vargas, México, 1974)

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Just an Illusion


(LP In The Heat Of The Night, Imagination, 1982)

domingo, 10 de agosto de 2025

Digan Lo Que Digan


(LP Un Muchacho Como Yo, Palito Ortega, Venezuela, 1967)

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Tu Me Acostumbraste


(LP Estela Raval y El Trio Los Panchos  - Tu Me Acostumbraste, Argentina, 1973)

Déjame Vivir (Menorca)



(LP Rocío Dúrcal - Canta a Juan Gabriel Volumen 6, Rocío Dúrcal, Espanha, 1984)

O Agente Secreto


talvez o mais americano dos cineastas vivos (com absoluta certeza o mais americano dos cineastas não-americanos), Kleber Mendonça Filho é, por estes dias, dos poucos com um sentido tão engenhoso e, mesmo, espectacular de mise-en-scène. O Agente Secreto, pese embora as fragilidades do argumento, é um prazer imenso de se ver. passei praticamente o filme inteiro a imaginar como seria o corte seguinte ou como se filmaria a entrada de um carro no plano (e que bem que se filmam carros aqui, haja alguém).

hard truths (2)


1. ainda sobre Hard Truths. o filme continua aqui. o que agora sobressai é o facto de as "hard truths", ao contrário do que o título aparentemente promete, poderem bem não ser sequer aquelas de que as personagens conversam, lamentam, choram no filme. por exemplo: sabemos que tanto no caso da mãe das duas irmãs, como no caso de uma delas, o homem, o pai, é ausente. nunca saberemos mais do que essa minimal epígrafe; fala-se mas, na verdade, não se fala sobre ela. outra: terá o marido de Pansy sido sempre o paz-de-alma, pachorrento e paciente que testemunhamos no filme? ou haverá acontecimentos para trás na sua vida conjugal e com o filho que expliquem o desprezo tão grande, rancoroso e até vingativo que Pansy lhe vota (e que ele, num raro momento de descontrolo, retribui ao atirar o ramo de flores que o filho havia dado à mãe para o chão)? só dois exemplos... há um Passado demasiado silencioso, demasiado determinante, a espreitar.

2. nem de propósito, sobre o facto, que comentei há dias, de nunca sabermos aquilo (música? outra coisa? noise... cancelling?) que Moses escuta nos headphones: não me lembro, nos últimos anos, de uma banda-sonora tão forte como a de Hard Truths. autêntica personagem do filme: misteriosa, secreta, insinuante, dramática (no sentido original). mas também assustadora: há nela um fundo de terror.