quinta-feira, 14 de junho de 2012

eram os anos 80 (2)

Naquele meu artigo de que aqui dei nota ("A golden age existiu?"), questionava a ideia feita dos anos 90 como a época dourada (única, irrepetível) do hip-hop. Nem de propósito, leio, agora, um excelente artigo em que o autor defende os anos 80 como, justamente, o melhor período que o hip-hop conheceu na sua história: "The 80's were golden age of hip-hop", por Tony Green. Diz ele: "What was so great about the ’80s? There were no cookie cutter strip club videos with rappers sliding credit cards through women’s backsides (Nelly), for one. Radio hadn’t blared corporate play lists into fans’ home furniture. And rappers had an individual sound that was dictated by their region and their communities, not by a marketing strategist".
Engraçado é o facto de um dos motivos pelos quais ele toma essa posição ser a produção, nos anos 80, de alguns dos mais emblemáticos álbuns do género. Ora, foi também isso, precisamente, o que eu apontei no meu artigo. E coincidimos na escolha de muitos desses álbuns: It Takes a Nation of Millions to Hold Us Back (Public Enemy), Critical Beatdown (Ultramagnetic MCs), por exemplo.

Agora, fica uma dessas bombas dos anos 80, que tem a particularidade de ser acompanhada por um teledisco suis generis, onde se cruzam alusões cinematográficas (o cinema clássico americano), radiofónicas, publicitárias/consumistas, religiosas (Rakim sempre fez pública a sua fé islâmica) e, claro, musicais (essencialmente, a cena funky jamesbrowniana).



"Paid in Full", Paid in Full (1987). Eric B. & Rakim.


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