quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Alguns apontamentos de um senhor que gostei muito de ouvir

A propósito do plano Filosofia e Ciências empíricas:

Todos os níveis da realidade têm um Direito enquanto metáfora. É que em todos os níveis, todos, há regulação, coordenação e sujeição.

As normas produzem sociedades. Mas produzem também indivíduos. Quanto à segunda parte, interrogo-me: determinismo (aqui com uma clara carga negativa) ou realismo inexorável?

De Kant retiramos, entre outras, uma ideia de que em cada Pessoa reside um direito da Humanidade. (Talvez daqui, compreenda agora, o Verde no homem que Leonardo Coimbra atribuiu ao pensamento kantiano).

Dos nomes mais bonitos que já chamaram à Filosofia: o caminho de iluminação de um ponto fixo. E o que é o ponto fixo? 1) Uma lei oculta que explica a fenomenologia, a vida universal; 2) o próprio Homem como signo, como sinal que recebe significações do Direito, da Ciência, da Cultura. Eternamente (?) recebendo mais e mais significações, acrescento eu.

O senhor era o Professor Cândido da Agra.

2 comentários:

D. disse...

eu confesso que depois de tantas horas de personalidade jurídica, de Cândido da Agra só apanhei mesmo as frases que fechavam ideias. e assim estou aqui a olhar para a lista e confesso que a que me causou mais friozinho na barriga foi "em cada pessoa está o direito da humanidade". aquilo que isto me faz pensar é mesmo inexplicável. mas ainda o gostava de pôr em palavras.

Anónimo disse...

se não estou enganado, paulo vernan (sei que é paulo, mas não tenho a certeza quanto ao apeldio) afirmou uma vez, aquando da sistemática pergunta da descrição do que é a filosofia, quase que em extase moral, como que aquela resposta fosse necessária para acalmar a violência sobre a sua própria mente, como que esta mesma servisse para acalmar o ímpeto agressivo dos pobres de espírito... Disse:

"A filosofia é partir do conhecido para o desconhecido. E Aqui conhecer toda a realidade"

Assim, procurou travar aquele sagaz ímpeto, aquela sede dos que desejam o conhecimento mas não procuram caminhar...

A realidade será todo "o ponto fixo"! de facto ela seria imutável, o que nós desconhecemos é o objecto em si, as coisas ou a totalidade das coisas!...

Abraço!