segunda-feira, 23 de julho de 2012

O Revólver Entre as Flores


"Belarmino de volta ao ringue", álbum O Revólver Entre as Flores (2011). Keso.


O Revólver entre as Flores, um disco que, por razões obscuras, nunca viu a luz do dia (leia-se edição comercial, prevista para 2009), virou disco-mito no hip-hop português, mas por razões que transcendem esse acidente de percurso.
Keso (ex KS Xaval, pseudónimo com o qual assinou Raios Te Partam, 2003, um álbum mais street), rapper do Porto, que só tive a felicidade de conhecer recentemente, é uma figura verdadeiramente fresh no panorama do hip-hop nacional, não só pelas letras, que misturam erudição com calão e muito humor, mas, também, por ser um produtor de mão cheia, arquitecto de beats amparados em composições elaboradas que, não raras vezes, parecem, pela sua complexidade e ecletismo, tocadas por instrumentos e não saídas de uma mpc. E já disse que, além de rimar, também canta?
O resultado final é um álbum que, pese embora a sua (demasiado) curta duração (10 faixas, muitas delas com menos de 3 minutos), não hesito em colocar entre os 10 melhores de álbuns de hip-hop português dos anos 2000.
Pessoalmente, é ainda para mim um regozijo escutar um álbum que cita, inúmeras vezes, filmes e figuras do cinema (o título da faixa acima é um alusão flagrante a Belarmino, 1964, de Fernando Lopes).



"Oiçam", álbum O Revólver Entre as Flores (2011). Keso.

Sem comentários: