terça-feira, 16 de outubro de 2018

Swamp Dogg no ípsilon



Senhoras e Senhores, no ípsilon da última semana, o O.G. Swamp Dogg e o seu velhíssimo-novíssimo-disco "LOVE, LOSS & AUTO-TUNE"
“'Que estranho caminho percorreste tu para chegar aqui'”, podíamos ter-lhe dito pelo meio das duas horas que durou a conversa entre Porto e Los Angeles. Nós em ameno fim de tarde, ele de manga cava branca acabado de acordar, a fresca a entrar-lhe pela varanda (por onde sairá até ao jardim num dos muitos cacofónicos momentos em que interrompe abruptamente, sem má-educação, a entrevista). Frase de particulares ressonâncias para cinéfilos ('disse-a' Bresson no final de 'Pickpocket', emulou-a César Monteiro em 'As Bodas de Deus') que, em boa verdade, o próprio Swamp Dogg, nascido Jerry Williams Jr., nos poderia ter devolvido: que estranho caminho percorri eu para, em 2018, ter o jornal de um minúsculo país do outro lado do Atlântico com uma área inferior à da Virgínia onde nasci a querer saber de mim. Um caminho que, iniciado nos anos 40 na pequena cidade de Portsmouth, se fez de muitos escolhos e revezes: 'Se um branco viesse pelo passeio na minha direcção, eu tinha de passar para a rua. Felizmente, não havia muito trânsito na cidade naquela altura!', gargalha ele, bem-disposto. 'Portsmouth é uma cidade naval e uma base da marinha militar. Quando um navio atracava, 3000 tipos desciam para se divertir. Aos negros e brancos que eram os melhores amigos durante meses na água diziam-lhes em terra: «Vocês não podem andar juntos!». Havia escolas separadas, bairros separados… Se eu passasse de bicicleta por um bairro branco, as hipóteses de me atirarem pedras eram reduzidas, mas por vezes acontecia'. As mesmas ruas onde 'à medida que eu passava por 10 casas, de pelo menos 5 delas ouvia grandes álbuns de música negra a tocar. Naquele tempo, toda a gente tinha um grande piano em casa e eu ia de casa em casa tocar. No Verão, as pessoas gritavam do alpendre: «Entra, Little Jerry, anda tocar!»'”.

Link para artigo completo: https://www.publico.pt/2018/10/12/culturaipsilon/noticia/as-sete-vidas-do-viralata-swamp-dogg-1846666

Sem comentários: