segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Masego no ípsilon



"Ainda este ano, o rapper norte-americano Freddie Gibbs causou sensação com a capa do seu novo disco ('Freddie'), uma recriação fiel, mas com o seu rosto, da cover do célebre 'Teddy', LP de 79 do grandíssimo nome da soul americana Teddy Pendergrass. Tirando a graça do gesto, tiro completamente ao lado: a música de Gibbs está tão próxima da de Pendergrass como a Terra de Plutão, não pelo fa...cto de o primeiro fazer hip-hop, mas porque o seu hip-hop em particular, interessado nos contos violentos de drogas e ruas, em nada contacta com a sensualidade e o charme canastrão do som e das palavras do homem de 'Close The Door' ou 'Turn Off The Lights'. Isto para dizer que, se há rosto que, num esforço de re-actualização, poderíamos substituir na artwork desse álbum de Pendergrass (ou na de um de Barry White ou Luther Vandross), ele é, justamente, o de Masego, jovem cavaleiro andante sempre a apalpar, cheio de souplesse, os terrenos do amor, do sexo, do engate cortês". [ERRATA: "ave-marias" em vez de "aves-marias"]
 
No ípsilon da última sexta-feira.
 
 
***
 
Entretanto, gostaria apenas de deixar o meu esclarecimento ao exmo. senhor leitor “Zé Goes”, que, a partir de Lisboa, pelas 17h40 de um belo e soalheiro sábado, expressou a sua metódica dúvida: “O que quer dizer este título que o articulista aqui meteu? Ou está na brejeirice foleira ou só quer ganhar mais uns leitores taradinhos. É o que está a dar...”. Quero, portanto, dizer-lhe, meu caríssimo Zé Go...es, que a resposta correcta se acha, decididamente, na segunda parte da sua equação. Somos mais, cada vez mais, os tarados, e, prepare-se – quem o avisa seu amigo é –, muito em breve invadiremos, sem apelo nem agravo, os decentíssimos lares de quem em belos e soalheiros sábados está a comentar artigos on-line, momento em que lhes faremos tropelias muito, mas mesmo muito, taradas.
 
Começaremos por lhes abrir os olhos com umas enormes pinças (como fizeram àquele desgraçado no filme do Kubrick) - e, por favor, tenha a bondade de ler mesmo "pinças", longe de mim querer deixá-lo em angustiante equívoco - enquanto lhes impingimos as fotografias do Mapplethorp. O resto deixo à sua nada tarada imaginação. Reitero: quem o avisa seu amigo é.

Sem comentários: