sexta-feira, 29 de novembro de 2019

notes to self

Os Órfãos de Brooklyn (E. Norton) **
Bostofrio (P. Carneiro) **
Andrey Tarkovsky. A Cinema Prayer (A. A. Tarkovsky) **
Vitalina Varela (P. Costa) **
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Opera (1987, D. Argento) ****

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

one that you want




 
(LP Deborah, 2019, Sorry Girls)


(Opera, 1987, D. Argento)

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Festival Caminhos Cinema Português



Muito contente por ter "O Despiste" na XXV edição do Festival Caminhos Cinema Português, na secção competitiva "Outros Olhares".
 
É exibido hoje, 27 de Novembro, sessão das 17h30, no Mini-Auditório Salgado Zenha.
 

sexta-feira, 22 de novembro de 2019



Começou pelas batidas, nunca abraçou as rimas e chega agora finalmente à canção – Taylor McFerrin, uma das figuras da actual cena jazz e electrónica de Los Angeles, apresenta a solo o novo disco “Love’s Last Chance” hoje em Lisboa (Musicbox) e amanhã no Porto (Pérola Negra).

des-cortinar




(Phenomena, 1985, D. Argento)

deep throat




(Tenebrae, 1981, D. Argento)

quinta-feira, 21 de novembro de 2019



As águas do hip-hop do Porto em movimento: "Tripolar", o EP de estreia de Bug, é mais um tijolo naquele que parece ser o há muito desejado reerguer do novo-velho-rap portuense. No ípsilon da última sexta-feira.
 
""Como não pensar, por exemplo, em José Mário Branco no refrão de 'Bom Dia', coros, guitarra e flauta que Bug, coisa rara no hip-hop, não tem receio em deixar tocar durante mais de um minuto sem qualquer palavreado?"

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

notes to self

Divino Amor (G. Mascaro) ***
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The Rear Window (A. Hitchcok, 1954) *****
Deep Red (D. Argento, 1975) ****
Tenebrae (D. Argento, 1982) ***
Fahrenheit 451 (F. Truffaut, 1966) ***

terça-feira, 12 de novembro de 2019

enjoy-your-life




          
(LP I Want To Feel Your Love, 1981, Oby Onyioha)

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Ndi-Phendule!




(LP Sound Of A Rainbow, 1980, Letta Mbulu)




(Fahrenheit 451, 1966, F. Truffaut)


No Público de domingo (10-11-2019) sobre o concerto de sexta.

Link: https://www.publico.pt/2019/11/09/culturaipsilon/noticia/sam-the-kid-amou-rimou-cantou-lutou-coliseu-porto-1893135

quinta-feira, 7 de novembro de 2019



(Tenebrae, 1982, D. Argento)

Quem nasce sem nome, cresce sem... medo




(Divino Amor, 2019, G. Mascaro)

blow-up



(Deep Red, 1975, D. Argento)

 
E 11 anos depois de Antonioni, David Hemmings voltava a fazer... "blow-up"
(e quanto ao "Put your fucking mouth on the curb" do "American History X", a patente, sabe-se agora, estava já registada em nome de Argento)

terça-feira, 5 de novembro de 2019

the balance




Uma das maiores figuras vivas do jazz mundial, cuja vida dava (e deu!) não um mas vários filmes, Abdullah Ibrahim volta em 2019 aos discos de originais. África, Nova Iorque, a música, o Islão – para todos eles o sul-africano há muito encontrou o seu Budo. Para os meus hip-hop heads, trata-se do pai da... Jean Grae
 
entrevista no Ípsilon da última sexta-feira
 

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

diving into the deep end





 
(LP Made In Nigeria, Kio Amachree)
 
 
(A Rainy Day in New York, 2019, W. Allen)
 
 
eppure si muove… a opção pelos tons agora castanhos, laranja-mortiços, um Outono crepuscular, folhas dourado-triste caindo no eterno ciclo dos afectos. um renovado interesse pelo plano-sequência, não obviamente em modo exibicionista, mas como forma de concentrar, intensificar, a emoção de cada vinheta (o plano nunca “sequencia” duas vinhetas, duas cenas, abstém-se de furar espaços físicos distintos, tudo aqui está distante desse tipo de exercícios). há menos cartoon, talvez, ...em virtude dessa continuidade da câmara, sim, mas também pelos enquadramentos, cada vez mais fechados, recortados, nos rostos das personagens. e pela sua duração: menos contra-campo, mais fixação, esteja a personagem a assumir o diálogo ou a escutar. e, depois, um talento excepcional, já conhecido mas excepcional, a dirigir actores: chalamet bem (diz-se que é o enésimo alter-ego de Allen; não é, ou, pelo menos, não é o clássico, como está implícito nessa observação), selena gomez muito bem, elle fanning soberba (gosto dela desde que andava a fazer home videos com os amigos no "Super 8" do J. J. Abrams). filme feliz para quem tiver fé, tristonho para quem quiser acreditar. que me lembrou, ou que me lembra no momento em que escrevo, o The Catcher in the Rye. até para o ano

domingo, 3 de novembro de 2019

folha de sala Casa Manoel de Oliveira - "House By The River"





Um dos títulos menos vistos - e mais impressionantes - de Fritz Lang passa hoje na Casa Manoel de Oliveira, às 17h. É um filme imperdível. A folha de sala da sessão corresponde a este texto (versão editada) que escrevi para a Pala de Walsh em 2014. Para quem achou o "Joker" "perturbador", cuidado com as dores de barriga à saída de Serralves


Link:


(Cheyenne Autumn, 1964, J. Ford)


(Cheyenne Autumn, 1964, J. Ford)


(Cheyenne Autumn, 1964, J. Ford)