Bósforo
Da minha janela vejo o Bósforo todos os dias: divisões e correntes, agitações e marés. Tal como no homem, tal como no mundo.
terça-feira, 26 de agosto de 2025
segunda-feira, 11 de agosto de 2025
domingo, 10 de agosto de 2025
sexta-feira, 8 de agosto de 2025
Déjame Vivir (Menorca)
O Agente Secreto
talvez o mais americano dos cineastas vivos (com absoluta certeza o mais americano dos cineastas não-americanos), Kleber Mendonça Filho é, por estes dias, dos poucos com um sentido tão engenhoso e, mesmo, espectacular de mise-en-scène. O Agente Secreto, pese embora as fragilidades do argumento, é um prazer imenso de se ver. passei praticamente o filme inteiro a imaginar como seria o corte seguinte ou como se filmaria a entrada de um carro no plano (e que bem que se filmam carros aqui, haja alguém).
hard truths (2)
1. ainda sobre Hard Truths. o filme continua aqui. o que agora sobressai é o facto de as "hard truths", ao contrário do que o título aparentemente promete, poderem bem não ser sequer aquelas de que as personagens conversam, lamentam, choram no filme. por exemplo: sabemos que tanto no caso da mãe das duas irmãs, como no caso de uma delas, o homem, o pai, é ausente. nunca saberemos mais do que essa minimal epígrafe; fala-se mas, na verdade, não se fala sobre ela. outra: terá o marido de Pansy sido sempre o paz-de-alma, pachorrento e paciente que testemunhamos no filme? ou haverá acontecimentos para trás na sua vida conjugal e com o filho que expliquem o desprezo tão grande, rancoroso e até vingativo que Pansy lhe vota (e que ele, num raro momento de descontrolo, retribui ao atirar o ramo de flores que o filho havia dado à mãe para o chão)? só dois exemplos... há um Passado demasiado silencioso, demasiado determinante, a espreitar.
segunda-feira, 28 de julho de 2025
hard truths
Nunca saberemos aquilo (música ou outra coisa? E na primeira hipótese, que música?) que Moses escuta nos seus headphones (mas será que... ouve mesmo alguma coisa? Ou apenas... noise cancelling?). Gosto de pensar que será o ruído de aviões serenamente planando nos céus.
quinta-feira, 24 de julho de 2025
quarta-feira, 23 de julho de 2025
terça-feira, 22 de julho de 2025
terça-feira, 15 de julho de 2025
segunda-feira, 14 de julho de 2025
notes to self
Tardes de Solidão *
A Vida Luminosa ***
--------------------------------------------------
A Flor do Meu Segredo (Almodóvar) ***
Carne Trémula (idem) ****
Volver (idem) ***
Deep Cover (B. Duke) ***
Boa Sorte, Leo Grande **
Millenium Mambo ***
2001 Odisseia no Espaço ****
Os Náufragos da Ilha de Tortuga (Rozier) **
--------------------------------------------------
[séries]
Penguin ***